Hospital baiano é homenageado em sessão solene na Câmara dos Deputados

Hospital baiano é homenageado em sessão solene na Câmara dos Deputados

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 01/10/2025 às 10:34 / Leia em 3 minutos

O Hospital do Subúrbio foi homenageado nesta terça-feira (30), na Câmara dos Deputados, em sessão solene realizada no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília. Completando 15 anos de atuação, a primeira Parceria Público-Privada da saúde no Brasil contabiliza mais de 1 milhão de atendimentos realizados, 195 mil internamentos, 160 mil procedimentos cirúrgicos, e mais de 10 milhões de procedimentos de apoio diagnóstico e terapêutico, entre exames de bioimagem e de laboratório.

“É motivo de muita alegria e orgulho celebrar a trajetória do Hospital do Subúrbio, uma história de esperança e compromisso com a vida. Provamos que é possível, sim, oferecer um serviço de excelência com a alma do Sistema Único de Saúde”, ressaltou o deputado federal Jorge Solla, requerente da sessão solene.

O deputado também apontou a elevada satisfação daqueles que já foram atendidos na unidade hospitalar. “A verdadeira essência do Hospital do Subúrbio está na sua equipe. Não são apenas dados; são vidas salvas, famílias acolhidas e saúde restaurada. Ele é referência nacional, aliando alta tecnologia com equipamentos de ponta. Alcança altíssimos índices de satisfação e trouxe as melhoras práticas do setor privado, com indicadores de qualidade rigorosos e melhoria contínua. Além disso, provou compromisso social. A inovação é um combustível diário em um projeto como esse”, disse.

Presidente da Prodal Saúde – concessionária responsável pela gestão do HS, Jorge Oliveira agradeceu a homenagem e falou sobre a efetiva contribuição da unidade para a prestação de serviços de saúde em Salvador e na Bahia. “O hospital representa uma verdadeira integração entre setor público e privado em benefício da população”, afirmou.

Para o subsecretário da Saúde do Estado da Bahia, Paulo Barbosa, o modelo adotado de PPP para a prestação de serviços assistenciais em saúde foi uma escolha ousada e corajosa. 

“Esse é um momento muito especial para o SUS, trata-se de uma experiência inovadora. Não tínhamos dúvida de que a gestão privada traria mais agilidade, mas queríamos um hospital bom e integrado à rede assistencial, e fomos capazes de fazer isso. Temos dados suficientes que mostram como foi gloriosa essa iniciativa”, pontuou.

Também participaram da sessão solene Marcus Cavalcanti, secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República; Gabriel de Carvalho Cunha, gerente médico do HS; Júlio Pinheiro, secretário especial de Assuntos Federativos da Presidência da República; e o deputado federal Rubens Júnior.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia