Filmado em Salvador, filme ‘Malês’, de Antônio Pitanga, estreia nesta quinta nos cinemas

Filmado em Salvador, filme ‘Malês’, de Antônio Pitanga, estreia nesta quinta nos cinemas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 01/10/2025 às 12:22 / Leia em 2 minutos

A Revolta dos Malês, registrada em 25 de janeiro de 1835, ganha destaque nos cinemas a partir desta quinta-feira (2), com a estreia nacional de Malês, dirigido por Antonio Pitanga. O longa revisita um dos maiores levantes de africanos escravizados no Brasil, ocorrido em Salvador, quando muçulmanos e líderes de cultos de origem africana se uniram contra a escravidão e a opressão colonial.

O filme apresenta a trajetória de homens e mulheres arrancados de sua terra natal e que desafiaram a ordem escravista em busca de liberdade. Entre os personagens está um jovem casal muçulmano, separado pelo tráfico negreiro, que enfrenta perseguições para sobreviver e tentar o reencontro.

Antonio Pitanga interpreta Pacífico Licutan, liderança real da revolta, que esteve ao lado de nomes como Ahuna, Manuel Calafate, Vitório Sule e Luís Sanim. O diretor ressalta o papel da diversidade de crenças e etnias na organização do movimento. Embora cuidadosamente planejado, com registros em árabe e mobilização de recursos para armas, o levante foi descoberto e contido por tropas da Guarda Nacional e civis armados. Apesar da derrota, o episódio deixou marcas duradouras na luta pela dignidade e liberdade dos negros no Brasil.

Filmado em Salvador, Cachoeira e Maricá (RJ), o longa retrata com realismo o cotidiano da população negra no século XIX, marcado por racismo, intolerância religiosa e pobreza. O roteiro é assinado por Manuela Dias, e a fotografia, por Pedro Farkas.

O elenco reúne Camila Pitanga, Rocco Pitanga, Bukassa Kabengele, Rodrigo dos Santos, Heraldo de Deus, Samira Carvalho, Wilson Rabelo e Patrícia Pillar. A produção é de Flávio R. Tambellini, com coprodução da Globo Filmes, Obá Cacauê, Gangazumba Produções e RioFilme, além do patrocínio da Petrobras Cultural.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia