Conheça a ILoostre, marca baiana que brilhou no concurso da Kenner e já conquistou estrelas internacionais

Conheça a ILoostre, marca baiana que brilhou no concurso da Kenner e já conquistou estrelas internacionais

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias

Reprodução/Instagram

Publicado em 01/10/2025 às 12:45 / Leia em 4 minutos

Seis anos depois de lançar a ILoostre, a criadora e empreendedora baiana Loo Nascimento, mais conhecida como Neyzona, celebra uma nova fase na carreira. Dona de um trabalho autoral que une exuberância, ancestralidade e um olhar futurista sobre a Bahia, ela foi a grande vencedora do recente concurso de moda promovido pela Kenner, no Rio de Janeiro.

“Ganhar esse prêmio da Kenner foi maravilhoso. Foi um desafio muito grande criar uma roupa a partir dos acessórios e me tirou completamente das zonas de conforto, o que foi maravilhoso, porque só de participar do concurso eu já atingi um patamar a mais na minha criatividade“, contou a criadora ao Alô Alô Bahia.

Neyzona, criadora da Iloostre (Foto: Reprodução /Instagram)

No concurso, Neyzona apresentou uma coleção inspirada nas Ganhadeiras, mulheres negras empreendedoras do século XIX que marcaram a história de Salvador com sua força e estilo inconfundível. O resultado foi um desfile de peças poderosas com brincos, colares, anéis, pulseiras e acessórios de cabeça, que exaltam a herança africana e ressignificam a moda baiana em uma linguagem moderna e cheia de identidade.

“Quando comecei a pesquisar as ganhadeiras, fiquei encantada com como elas eram vistosas. As joias delas eram ferramentas de comunicação, empoderamento e libertação. Eu falei, meu Deus, eu tenho que fazer algo relacionado a isso, tenho que contar essa historia”, explicou ela, que ganhou a oportunidade de mostrar seu trabalho em um desfile inédito na Casa de Criadores 2026.

“Eu fico pensando, se as ganhadeiras ainda usassem joias hoje, como seriam? As joias delas eram sempre max, né? E a gente está vivendo um período de max joias, e aqui a gente tem essa referência. Então eu tento resgatar a lembrança disso. A memória que isso pode trazer para o nosso corpo”, afirma.

A ILoostre se inspira nas mulheres negras que viveram na Bahia do século XIX (Reprodução/Instagram)

Iloostre (Foto: Reprodução /Instagram)

De Salvador para o mundo

Com peças que impressionam pela potência visual, a Iloostre já conquistou fãs de peso dentro e fora do Brasil. Entre suas clientes está a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi, Luedji Luna e a cantora Erykah Badu, ícone mundial da música e da cultura negra, que se tornou uma verdadeira madrinha do trabalho de Loo.

Erykah Badu usou Iloostre em shows no Brasil (Foto: Reprodução / Instagram)

“Ter uma mulher como Erykah, que tem acesso a tudo, escolhendo minhas criações foi uma validação muito grande para minha autoestima profissional, foi um up assim para minha mente, para minha criatividade, para minha certeza de que o que eu faço é realmente bom e eu sou muito grata”, vibra a artista, que segue mantendo contato direto com a estrela internacional: “Ela me manda e-mails, eu mando e-mails para ela, a gente troca direct”.

Eryka Badu usou Iloostre em shows no Brasil (Foto: Reprodução / Instagram)

Apesar do ótimo desempenho da marca nos últimos anos, Loo acredita que ainda está dando seus primeiros passos no mercado da moda e mira em grandes conquistas. “Quero alcançar novos voos, ter mais clientes fora e dentro do Brasil, e explorar coisas que ainda nem sei quais são. Esse desafio da Kenner me fez enxergar que eu posso muito mais além. Estou muito otimista, não tenho um planejamento específico, mas eu tô sempre ativa. E o que vier vai ser belo, pleno, próspero e meu”, afirma.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia