Brasileiros com menos de 14 anos e maiores de 79 anos passam, a partir desta quarta-feira (1º), a ter que comparecer pessoalmente a uma entrevista consular para solicitar o visto americano de não imigrante, categoria que inclui as autorizações B1/B2, voltadas para turismo e negócios.
Até então, esses grupos estavam isentos do procedimento e precisavam apenas apresentar a documentação exigida.
A nova regra, que vale para cidadãos de todos os países que necessitam de visto para entrar nos Estados Unidos, integra um pacote de medidas mais rigorosas do governo americano para reforçar o controle migratório.
O que muda?
Com a alteração, todos os solicitantes nessas faixas etárias precisarão passar por entrevista com um oficial consular. As exceções continuam restritas a categorias específicas, como diplomatas, funcionários de governos estrangeiros, representantes de organizações internacionais e integrantes da Otan.
No caso da renovação do visto de turismo ou negócios, a isenção segue válida apenas se o documento anterior tiver expirado há menos de 12 meses, tiver sido emitido após os 18 anos e não houver registro de recusa anterior.
Regras mais rígidas
Além da obrigatoriedade de entrevistas, o governo americano também ampliou os critérios de análise para concessão de vistos. Oficiais consulares agora podem negar pedidos com base em histórico de promoção de ideologias classificadas como “antiamericanas” ou em manifestações públicas nas redes sociais que entrem em conflito com a política externa do país.
Essas mudanças já estão em vigor e foram incluídas em uma atualização do manual de políticas do Serviço de Imigração e Cidadania dos EUA (USCIS).