O Aeroporto de Salvador conquistou a 4ª posição mundial no ranking dos terminais de pequeno porte mais pontuais do mundo, com índice de 91,32%, segundo o On-Time Performance Monthly Report, divulgado pela consultoria internacional Cirium em agosto. A publicação avaliou aeroportos de grande, médio e pequeno porte, a partir da capacidade anual de assentos ofertados. O resultado é um avança para o terminal baiano, já que, em janeiro, havia figurado na lista, mas na 20ª colocação.
Ao todo, 11 aeroportos brasileiros figuraram entre os mais pontuais do mundo. Entre os de pequeno porte, além de Salvador, aparecem Santos Dumont (RJ), líder mundial, com 95,02% de pontualidade, Belém (PA), Recife (PE), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).
Na categoria de médio porte, o país emplacou quatro terminais: Viracopos-Campinas (SP), em 2º lugar (93,22%); Brasília (DF), em 3º (90,97%); Confins-Belo Horizonte (MG), em 4º (88,70%); e Galeão-Rio de Janeiro (RJ), em 6º (86,50%). Já entre os grandes aeroportos, Congonhas (SP) alcançou a 3ª colocação mundial, com 88,62% de pontualidade.
Acima da média mundial
O levantamento mostra ainda que os aeroportos brasileiros ranqueados superaram as médias globais. Enquanto a pontualidade média de pequenos terminais no mundo é de 85%, Salvador registrou 91,32% e Santos Dumont, 95%. Nos médios, Viracopos e Brasília ficaram acima de 90%, frente à média global de 81,4%. Entre os grandes, Congonhas (88,62%) também superou a média internacional de 81,66%.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os resultados refletem avanços na gestão do setor. “A presença de 11 aeroportos brasileiros entre os mais pontuais do mundo mostra a força da nossa infraestrutura. É um reconhecimento da qualidade das operações e da eficiência que buscamos entregar à população todos os dias”, destacou.
O estudo da Cirium é considerado referência no setor aéreo, reunindo dados de mais de 2 mil fontes globais e avaliando a pontualidade de partidas realizadas dentro do horário previsto.