A Câmara Municipal de Salvador aprovou o Projeto de Indicação nº 365/2025, que propõe a construção da primeira pista pública e profissional de atletismo da cidade. De autoria do vereador Randerson Leal (Podemos), o texto agora segue para a sanção do prefeito Bruno Reis (União Brasil).
De acordo com Leal, a proposta nasceu da constatação de que, apesar do potencial esportivo da capital baiana, Salvador ainda não dispõe de uma estrutura adequada e de padrão profissional para treinos e competições oficiais. Atualmente, atletas e estudantes precisam se deslocar para outras cidades a fim de praticar e competir nessa modalidade.
“O atletismo é a base para diversas modalidades, além de ser uma ferramenta de inclusão social, saúde e desenvolvimento educacional. Uma pista pública e profissional significa oportunidade para os jovens, incentivo ao esporte de base e valorização do talento soteropolitano”, defende. “Com a aprovação, Salvador dá um passo importante para garantir que atletas tenham condições de treinar em casa, em uma pista profissional de alto nível, sem precisar deixar a cidade. Isso vai beneficiar tanto quem compete em nível nacional e internacional quanto as novas gerações que podem descobrir no esporte um caminho de oportunidades e transformação social”, completa.
Para o parlamentar, a iniciativa desempenha papel central na formação física e social das crianças e adolescentes. “Além disso, gera impactos positivos na saúde da população, fortalece o desenvolvimento local e movimenta a economia por meio da criação de empregos e eventos esportivos”, destaca.