Festival Open Air Brasil estreia em Salvador com cinema ao ar livre, shows e gastronomia

Festival Open Air Brasil estreia em Salvador com cinema ao ar livre, shows e gastronomia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Elias Dantas / Alô Alô Bahia

Publicado em 30/09/2025 às 22:35 / Leia em 4 minutos

Os amantes da sétima arte já têm um novo ponto de encontro na capital baiana. Pela primeira vez em Salvador, o festival Open Air Brasil aterrissa no Centro de Convenções, a partir desta segunda-feira (30), oferecendo uma experiência cinematográfica ao ar livre que combina filmes, música e gastronomia.

Com mais de 20 anos de história, o Open Air já passou por várias capitais e agora chega à Bahia com uma programação que mistura clássicos do cinema, lançamentos recentes e atrações especiais para todas as idades. A edição soteropolitana segue até o dia 12 de outubro.

A estreia teve clima especial, com exibição gratuita do documentário “3 Obás de Xangô”, do cineasta baiano Sérgio Machado, sobre três ícones da cultura baiana: Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé. O encerramento da noite ficou por conta de Alice Caymmi, com o show “Para Minha Tia Nana”, em homenagem à cantora Nana Caymmi.

Entre os destaques da programação estão os sucessos “Ó Paí, Ó” (em sessão comemorativa pelos 18 anos do filme), os cultuados “Pulp Fiction” (1994) e “Thelma & Louise” (1991), além de lançamentos como “F1 – O Filme”, “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” e “Uma Batalha Após a Outra”. Para o público infantil, os longas “Lilo & Stitch” e “A Pequena Sereia” (em live action) prometem diversão em família.

Na quarta-feira (2), uma sessão imperdível: a estreia de “Malês”, novo filme de Antônio Pitanga sobre a Revolta dos Malês. A noite será embalada pelo show da cantora Rachel Reis.

Festival Open Air Brasil estreia em Salvador com cinema ao ar livre, shows e gastronomia

Experiência tecnológica e sensorial

O grande diferencial do festival é a estrutura: uma tela gigante de 325 m², importada da Suíça — com o tamanho equivalente a uma quadra de tênis e altura de um prédio de quatro andares. A projeção em 4K e o sistema de som Dolby Digital Surround garantem uma imersão digna das melhores salas de cinema do mundo.

“Tão grande quanto a tela de cinema do Open Air é a qualidade de projeção e de som, que servem para fortalecer a emoção que se tem quando a gente se dedica a ver um filme sem o controle remoto nas mãos”, diz Renato Byington, criador e diretor do Open Air.

A edição de Brasília, em junho deste ano, reuniu mais de 19 mil pessoas, com sessões esgotadas e shows de Ellen Oléria e Larissa Luz. No histórico do festival, já são mais de 650 filmes exibidos e 145 apresentações musicais, com nomes como Gloria Groove, Lulu Santos e Preta Gil.

Festival Open Air Brasil estreia em Salvador com cinema ao ar livre, shows e gastronomia

Ingressos e acessibilidade

Os ingressos estão à venda pela Sympla, com direito a pipoca gratuita e meia-entrada para clientes Nubank, patrocinador oficial do evento até 2027. O Open Air também conta com recursos de acessibilidade como tradução em Libras, audiodescrição via app e sala de autorregulação. O estacionamento do Centro de Convenções estará disponível para o público.

Paralelamente, a D+3 Produções, responsável pelo evento, realiza o Cinema Inflável, com sessões gratuitas em cidades da Bahia que não possuem salas comerciais. Uma tela de 60 m² e capacidade para até 800 pessoas percorre o estado levando cinema onde ele ainda é raro.

A programação completa está disponível no site oficial do Open Air Brasil.

Alice Caymmi

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia