A soprano brasileira Gabriella Di Laccio viverá nesta terça-feira (30) um momento histórico: ela receberá, das mãos do rei Charles III, o título de Membro da Ordem Mais Excelente do Império Britânico (MBE), uma das mais tradicionais honrarias concedidas pelo Reino Unido desde 1917 a personalidades de destaque em suas áreas de atuação.
O reconhecimento é fruto de sua trajetória como fundadora da Donne – Mulheres na Música, instituição criada em 2018 para ampliar a visibilidade e as oportunidades para compositoras e intérpretes no cenário musical mundial.
“Essa honraria chega do nada, porque alguém te nomeia, outras pessoas apoiam, e aí vai para o rei, para o primeiro-ministro… e você recebe uma carta. É um orgulho poder representar o Brasil dessa forma. Realmente prova aquelas frases chavões: todo mundo pode fazer alguma coisa e fazer diferença. É verdade”, disse Gabriella, em entrevista à Rádio Eldorado.
A cerimônia será realizada no Castelo de Windsor e segue protocolos definidos pela realeza britânica. A artista contou que há orientações específicas sobre traje e postura.
“Eles recomendam usar chapéu porque a rainha gostava muito. Então, é uma montagem chique para o dia, com um ‘chapeuzinho’. O rei coloca a medalha, você faz as fotos oficiais e depois há outros momentos dentro do castelo”
Ver essa foto no Instagram
Trajetória
Nascida no Rio Grande do Sul e também com cidadania italiana, Gabriella Di Laccio é soprano, curadora e ativista cultural. Formada em canto lírico pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, integrou a Camerata Antiqua de Curitiba antes de se transferir para Londres, onde concluiu especializações no Royal College of Music, com distinção.
Com carreira internacional consolidada, Gabriella já venceu concursos importantes no Reino Unido, foi eleita pela BBC World como uma das 100 mulheres mais inspiradoras do mundo e recebeu o prêmio Air Europa Lukas Award como “Classical Act of the Year”.
Seu repertório abrange obras de Bach, Handel, Mozart, Haydn, Orff e compositores contemporâneos, atuando como solista em produções de prestígio.