Universidade baiana mira internacionalização e firma parceria com instituição do Chile

Universidade baiana mira internacionalização e firma parceria com instituição do Chile

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 29/09/2025 às 11:19 / Leia em 2 minutos

Como parte da sua estratégia de internacionalização, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia acaba de firmar um Convênio de Cooperação Técnica, Científica e Cultural com a Universidad de La Playa Ancha, no Chile. A parceria será coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Uesb, campus de Vitória da Conquista.

José Dias, responsável pelo Programa, explica que o convênio “vai proporcionar a internacionalização das redes de pesquisa, a mobilidade acadêmica de docentes e discentes, em especial, da pós-graduação, além de permitir o contato cultural com pesquisadores de outro país”. O acordo ainda “prevê a realização conjunta de projetos de ensino e pesquisa e a realização de ações de aperfeiçoamento de docentes e discentes da graduação e da pós-graduação”, completa o professor.

Com a nova parceria, a Uesb soma 36 convênios com universidades de 15 países. “A Universidade tem que estar preocupada sempre com o ensino de qualidade, pesquisa relevante, extensão, formação humana, formação profissional e tudo isso pode ganhar uma dimensão extra se a gente fizer a partir do contato com outras pessoas, outras culturas, outras instituições, outros países”, aponta o professor Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Uesb.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia