Ainda em 2025, Salvador passará a contar com pontos de ônibus monitorados por câmeras de segurança durante o período noturno, entre 20h e 5h, como parte do projeto Abrigo Amigo. A iniciativa tem como objetivo ampliar a sensação de segurança para quem utiliza o transporte público na capital baiana.
O projeto-piloto contará com 50 abrigos inteligentes equipados com câmeras de alta resolução, microfones sensíveis, alto-falantes e internet de alta velocidade. O sistema também permite que os usuários acionem uma central de atendimento em tempo real, por meio de uma chamada de vídeo, caso estejam sozinhos no local.

Salvador terá pontos de ônibus monitorados por câmeras durante a noite
Durante a chamada, uma atendente acompanha o passageiro até o embarque no ônibus, encerrando o contato assim que o veículo chega. A tecnologia foi pensada especialmente para situações de vulnerabilidade ou sensação de insegurança.
A implantação em Salvador é resultado de uma parceria público-privada com a Eletromidia e a Claro, em colaboração com a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).