A rede municipal de saúde de Salvador passou a disponibilizar gratuitamente o implante subdérmico de etonogestrel, conhecido como Implanon, método contraceptivo reversível de longa duração com eficácia superior a pílulas e injetáveis e proteção de até três anos. Nesta fase inicial, o serviço atende grupos prioritários em 19 unidades de saúde distribuídas pelos distritos sanitários da capital.
Têm acesso ao implante pessoas em situação de rua, privadas de liberdade, adolescentes e jovens adultas, pessoas com deficiência física, com transtornos mentais ou que usem substâncias psicoativas, além de pacientes que não possam amamentar, especialmente pessoas vivendo com HIV após avaliação médica.
O método também é indicado para mulheres com três ou mais partos, gestações anteriores com comorbidades, puerpério de alto risco ou doenças que contraindiquem a amamentação (exceto pvha), assim como para homens trans, pessoas transmasculinas, pessoas não binárias designadas mulheres ao nascer e profissionais do sexo.
Para ter acesso, é necessário procurar uma unidade de saúde habilitada, passar por avaliação médica e, se aprovado, agendar a implantação. São exigidos documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência em Salvador.
Unidades habilitadas ao implante subdérmico de etonogestrel gratuito em Salvador
Barra/Rio vermelho
- USF Garcia;
- USF Lealdina Barros.
Boca do Rio
- USF Imbuí;
- USF Parque de Pituaçu.
Brotas
- UBS Mário Andrea (ECR);
- USF Vale do Matatu.
Cabula
- USF Mata Escura.
Cajazeiras
- USF Fazenda Grande 3;
- UFS Jaguaripe.
Centro Histórico
- USF Terreiro de Jesus.
Itapagipe
- UBS Ministro Alkimin;
- UBS Virgílio de Carvalho (ECR).
Itapuã
- USF Itapuã;
- USF Km 17.
Liberdade
- USF San Martin III.
Pau da Lima
- USF Dom Avelar;
- USF Vila Canária;
- USF Canabrava.
São Caetano/Valéria
- USF Recanto da Lagoa II.
Subúrbio
- USF Alto de coutos II;
- USF Ilha Amarela.