O Príncipe William desembarcará no Rio de Janeiro em novembro para acompanhar o Prêmio Earthshot, criado por ele para reconhecer iniciativas de impacto ambiental. Cinco projetos serão premiados, cada um recebendo mais de R$ 7 milhões. O evento acontecerá no dia 5, no Museu do Amanhã, com Luciano Huck no comando da cerimônia.
“É uma honra sediar o Prêmio Earthshot no Brasil. O prêmio inspira, celebra e prova que as soluções para os maiores desafios do planeta já existem, e estou muito feliz em receber este evento incrível. O prêmio vai mostrar ao mundo a criatividade, a energia e o potencial tanto das iniciativas brasileiras quanto das globais que trabalham por um futuro mais sustentável”, afirmou o apresentador ao aceitar o convite.
Além da premiação, outras ações serão realizadas no Armazém da Utopia, no Maracanã e no Cristo Redentor. A programação deve incluir também visitas do Príncipe de Gales a projetos sustentáveis no país.
Embora a agenda oficial seja mantida em sigilo, chamou atenção o interesse do príncipe em realizar parte dos deslocamentos de transporte público, cogitando o uso do VLT. A proposta foi encaminhada ao Centro de Operações Rio (COR), mas a viabilidade ainda é incerta.
Após a passagem pelo Rio, William deverá seguir para Belém (PA), onde participará da COP-30.