Lisboa foi escolhida como a cidade mais feliz para se fazer turismo em um levantamento internacional da plataforma BookRetreats, divulgado neste mês.
A capital portuguesa superou metrópoles como Paris, Tóquio e Nova York ao reunir fatores que estimulam bem-estar, segundo a pesquisa Holiday Happiness Index, elaborada com orientação da psicóloga Natalie Dattilo-Ryan, da Escola de Medicina de Harvard.
O estudo avaliou 47 destinos e considerou cinco elementos essenciais para o equilíbrio físico e mental: exposição ao sol, qualidade do sono, alimentação saudável, tempo em contato com a natureza e prática de atividade física.
Para a psicóloga Natalie Dattilo-Ryan, fatores como luz solar, movimento, descanso e boa alimentação estimulam a produção de serotonina, dopamina, endorfinas e ocitocina, hormônios ligados à sensação de felicidade, ingredientes que, segundo ela, tornam férias em destinos como esses uma experiência capaz de renovar corpo e mente.
Confira o ranking:
1º lugar: Lisboa, Portugal

Foto: Unsplash
Lisboa se destacou pela combinação de história, modernidade e infraestrutura que favorece caminhadas. A cidade oferece em média 2.828 horas de sol por ano, 49 m² de área verde por pessoa e cerca de 10% dos restaurantes com cardápios saudáveis, além de mirantes panorâmicos e ruas que, apesar das subidas, podem ser percorridas a pé com facilidade.
2º lugar: Helsinque, Finlândia

Foto: Unsplash
Helsinque, na Finlândia, país que há oito anos ocupa o topo do World Happiness Report da ONU, ficou em segundo lugar, graças aos 126 m² de áreas verdes por habitante, trilhas florestais e baixos níveis de ruído e poluição luminosa.
3º lugar: Orlando, Estados Unidos

Foto: Freepik
Orlando, na Flórida, que vai além dos parques temáticos e oferece 258 m² de área verde por pessoa, 148 parques e 2.930 horas de sol anuais.
4º lugar: Atenas, Grécia

Foto: Unsplash
A quarta posição é de Atenas, na Grécia, onde é possível conhecer a Acrópole, o Templo de Zeus e o Jardim Nacional em uma caminhada de 30 minutos, com 2.773 horas de sol por ano e quase 10% dos restaurantes com opções saudáveis.
5º lugar: Edimburgo, Escócia

Foto: Freepik
Fechando o ranking, Edimburgo, na Escócia, impressionou com cerca de 144 parques que cobrem quase metade da cidade, permitindo passeios a pé de até 79 minutos e oferecendo aproximadamente 7% de restaurantes com cardápios nutritivos.