O ministro Edson Fachin assumiu nesta segunda-feira, 29 de setembro, a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), recebendo o cargo do ministro Luís Roberto Barroso, que comandou a Corte nos últimos dois anos. Alexandre de Moraes será o vice-presidente do tribunal.
A cerimônia, realizada no plenário do STF, contou com mais de 1.500 convidados, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes da Câmara e do Senado, ministros de Estado, governadores, parlamentares e autoridades do Judiciário.
A ministra Cármen Lúcia, única mulher na Corte, fez o discurso oficial em nome do tribunal. “A sinalização do equilíbrio, pela constância e apego às normas, adquire relevo e demonstra apreço pela institucionalidade posta na Constituição”, afirmou, destacando a importância da integridade e coesão do STF.
Com a posse, Edson Fachin inicia um novo ciclo à frente do Judiciário, com foco na estabilidade institucional e na defesa das normas constitucionais, enquanto Moraes assume o papel de vice-presidente.