Com quatro décadas dedicadas à dramaturgia, o diretor teatral Fernando Guerreiro se prepara para uma nova etapa na carreira: a estreia na televisão. Conhecido por inúmeros espetáculos de sucesso, ele dirige o seriado “De Um Tudo”, que estreia no dia 4 de outubro, às 19h, na Band Bahia, com transmissão também em Sergipe. A produção é inspirada em uma peça homônima montada pelo próprio diretor e marca a primeira sitcom gravada no estado.
“É o primeiro seriado que estou dirigindo. Ele vem inspirado em um espetáculo que estive em cartaz em Salvador e fizemos a transposição ao audiovisual. É uma grande brincadeira, uma grande homenagem às festas de largo”, explicou Guerreiro com exclusividade ao Alô Alô Bahia.
A trama acompanha a Barraca de Dona Nadu, interpretada por Denise Correa, que circula por celebrações tradicionais da capital baiana. Cada episódio, com 30 minutos de duração, será ambientado em uma dessas festas de largo tradicionais da cidade: Santa Bárbara, Bonfim, Rio Vermelho e Carnaval. Além de Correa, o elenco conta com Ana Mametto, Dom Chicla, Diogo Lopes, Zé Carlos Júnior e Felipe Mago, além de participações especiais.

Fernando Guerreiro
As gravações foram realizadas entre dezembro de 2023 e o início de 2024, tanto em estúdio quanto nas ruas, durante os festejos. O Trapiche Barnabé, no Comércio, foi o cenário escolhido para a montagem da barraca que serve de palco às histórias. “Os episódios foram gravados em direto. É como se praticamente fosse uma peça filmada, mesclando com as cenas de rua”, disse o diretor.
Para adaptar a linguagem do teatro ao audiovisual, Guerreiro contou com a parceria de Chico Kertész. “Eu quis trabalhar com alguém desta área, pois eu sou um aluno neste campo. Foi uma experiência muito enriquecedora, uma área que quero investir em uma nova fase da carreira, mas sempre trazendo o teatro”, afirmou.
Segundo o diretor, a proposta do seriado é também valorizar a identidade baiana. “É muito bom a gente ver na tela a nossa cara, pois é um seriado muito baiano. Espero que outros projetos assim sejam abraçados. É um grande marco, pois é a primeira vez que temos uma sitcom baiana na TV aberta.”