A feira artística BaZá RoZê, que une empoderamento feminino arte, cultura e empreendedorismo, vai celebrar o Mês das Crianças com uma edição especial no Museu de Arte da Bahia, em Salvador. Com o tema “Energia de Erê”, o evento acontece nos dias 4 e 5 de outubro, a partir das 13h, com uma programação que inclui circo, contação de histórias, oficinas e shows. A entrada é gratuita.
A abertura da festa fica por conta da escritora e professora Palmira Heine, que promove no sábado (4), a partir das 14h30, a contação do livro infantil “A lebre e a tartaruga: peripécias na Bahia”, oferecendo literatura, diversão e história para o público. Nesse mesmo horário, nos dias 4 e 5, acontece a oficina de Argila Livre, que irá proporcionar uma vivência de modelagem de barro, explorando a criatividade em um processo lúdico e artístico. As vagas são limitadas.
No dia 4, às 15h e às 16h30, o público também poderá prestigiar o espetáculo circense “Malabares da Chispita”, realizado pela artista equatoriana Gabriela Stefania, recém chegada em Salvador com sua personagem Chispita com seus números de malabarismo com as clavis, bola de futebol e os aros.
No domingo (5), das 13h30 às 15h30, a programação continua com a “Palhaça Kuia e as brincadeiras de circo”, trazendo atividades com uma variedade de brinquedos circenses, como bolinhas, claves e mais. Um encontro que mistura brincadeiras e um momento de contação de história com o brinquedo popular de madeira traca-traca, conhecido também como o brinquedo das mil formas.
Também no dia 5, às 14h30, acontece a oficina de “Brinquedos Criativos, conduzida pela pedagoga Luciene Pereira. NO mesmo dia, a partir das 16h, começa a contação de história do livro infantil “O Dia em que as Mães Entraram em Greve”. Além da leitura da obra, conduzida pela escritora e jornalista Carla Bittencourt, haverá também m ato em forma de passeata envolvendo a temática da obra.
Para Carla, mãe de Joaquim, de 8 anos, o livro é uma convocação desde a infância para pensar em outras formas de cuidar. “Já aprendemos que é preciso uma aldeia para educar uma criança, mas ainda falta que as pessoas assumam esse compromisso coletivo”, afirma. A ilustração é da artista Aline Terranova, mãe de Ian, de 11 anos.
So fim de cada dia de evento, o RoZê encerra com os shows musicais. No sábado (4), o som fica por conta da cantora Bruna Barreto, que se apresentará ao lado de Peu Souza (guitarra baiana e bandolim) e Tarci Miranda (percuteria), trazendo ritmos pulsantes que remetem às nossas raízes culturais. Baiana de coração e de raízes, Bruna Barreto ficou conhecida nacionalmente em 2013, ao integrar o time de Lulu Santos no The Voice Brasil. A artista tem sua carreira marcada pela potência de sua voz, pela diversidade de gêneros e pela capacidade de transitar com autenticidade entre estilos. Para esta edição do BaZá RoZê, a cantora apresenta um repertório eclético que passa por sucessos da MPB, samba, música baiana e pop rock.
No domingo (5), o cantor e compositor Raul Clement participa pela primeira vez do RoZê, embalando o público com o seu show em homenagem ao eterno Raul Seixas.a celebração passa também por uma homenagem a Raul Seixas. Considerado um dos melhores intérpretes da obra do eterno Maluco Beleza, ele trará um repertório com grandes clássicos que marcaram a trajetória de Raul como “Gita”, “Maluco Beleza” e “Ouro de tolo” além de algumas canções do seu álbum In Natura.