O artista chileno Alfredo Jaar foi o grande vencedor da 11ª edição do Prêmio Pictet, um dos mais importantes reconhecimentos internacionais da fotografia dedicada à sustentabilidade. O anúncio foi feito na noite da última quarta-feira (25), durante cerimônia no Victoria and Albert Museum, em Londres.
Jaar recebeu o prêmio de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 715 mil) por sua série “The End”, criada em 2025. As imagens retratam o colapso ambiental do Grande Lago Salgado, em Utah, nos Estados Unidos — ecossistema considerado vital para o hemisfério ocidental e atualmente ameaçado pela exploração descontrolada de água.

O Fim (GSL_a), 2025
“Quis mostrar o destino trágico do lago e, ao mesmo tempo, revelar sua extraordinária beleza e potencial. Apesar da situação terrível, procurei criar imagens de grande beleza e tristeza”, explicou o artista. Ele optou por imprimir as fotografias em formato reduzido, como um “sussurro visual” ou “lamento pelo nosso planeta moribundo”.
A série foi escolhida por um júri independente entre doze finalistas internacionais. Os trabalhos de todos os indicados estão em exibição até o dia 19 de outubro de 2025, na Pictet Gallery, localizada no V&A South Kensington, em Londres.