Festa de San Gennaro leva 20 mil pessoas às ruas do Rio Vermelho com 12h de cultura, gastronomia e Axé

Festa de San Gennaro leva 20 mil pessoas às ruas do Rio Vermelho com 12h de cultura, gastronomia e Axé

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 27/09/2025 às 20:28 / Leia em 2 minutos

As ruas do Rio Vermelho foram tomadas por um verdadeiro clima de festa neste sábado (27), durante a 6ª edição da Festa de San Gennaro, que reuniu cerca de 20 mil pessoas ao longo de 12 horas de programação gratuita. O evento, já consolidado no calendário cultural de Salvador, foi idealizado pelo restaurante Pasta em Casa, comandado pelo chef Celso Vieira e por Valeska Calazans.

Com barracas espalhadas pelas calçadas e ruas do bairro boêmio, 15 restaurantes ofereceram pratos inspirados na culinária italiana, como massas frescas, pizzas, gelatos e mais, com preços entre R$ 12 e R$ 60. A proposta nasceu após uma viagem do chef Celso a Nápoles, na Itália, e tem como inspiração as tradicionais festas dedicadas a São Gennaro realizadas em cidades como Nova York e São Paulo.

Na programação musical e artística — com curadoria de Rose Lima e direção musical de Luciano Salvador Bahia — o destaque foi para a homenagem aos 40 anos do Axé Music, com shows de Gerônimo, Sarajane, Márcia Castro, Luciano Bahia, Aloísio Menezes, Robson Morais, DJ Roger N’Roll e performances de Sulivã Bispo e Maria Menezes. O espetáculo infantil da Cia. Brasil de Teatro também animou o público mirim.

“É a primeira vez que participo dessa festa, que representa não só a morte, mas também a ascensão de São Gennaro”, comentou Gerônimo. Já Sarajane celebrou a mistura de culturas: “É uma festa muito bacana, que ocorre em várias partes do país. Fiquei muito feliz com o convite”.

A cenografia, assinada pelo estilista Ronaldo Fraga pelo terceiro ano consecutivo, trouxe uma fusão de elementos italianos com a estética baiana. O figurino de San Gennaro foi criado pelo estilista baiano Jonas Bueno, que trouxe referências do Axé em um visual inédito: um santo grafitado.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia