Gigantes da música brasileira, Gilberto Gil e Caetano Veloso prestaram homenagens especiais Gal Costa, que completaria 80 anos de vida nesta sexta-feira (26). Através das redes sociais, os amigos resgataram registros ao lado da cantora e expressaram seu carinho e admiração pela artista, considerada uma das maiores vozes da música brasileira.
“Hoje Gal completaria 80 anos. A mais doce dentre os bárbaros merece uma celebração maior do que o Brasil pôde produzir diante do susto que foi sua morte. De minha parte, nunca vou esquecer o dia em que a ouvi cantar pela primeira vez, na Bahia, logo antes da metade dos anos 1960. Era fidelidade absoluta a João Gilberto. Encarnou o tropicalismo por ser assim radical. João e Tom atestaram”, escreveu Veloso. “Ela era muito amorável e isso marcou a nossa relação (…) Trabalhamos, demos nossa contribuição e nos amávamos muito”, declarou Gil.
Gal, Gil e Caetano são considerados alguns dos principais representantes da Tropicália, movimento cultural dos anos 60 que uniu referências da cultura popular brasileira com elementos da cultura pop internacional e que influenciou não apenas a música, mas também as artes plásticas, teatro, cinema e moda. Juntos, eles formaram o núcleo central do álbum-manifesto “Tropicália ou Panis et Circensis” (1968), considerado a bíblia tropicalista.
View this post on Instagram
View this post on Instagram