Filho da cantora Gal Costa, Gabriel Penna Costa prestou uma emocionante homenagem à mãe, que completaria 80 anos de vida nesta sexta-feira (26). Em uma carta aberta compartilhada através das redes sociais, o jovem declarou o seu amor e ressaltou a saudade que sente da artista baiana, que faleceu em novembro de 2022, aos 77 anos de idade, em decorrência de um infarto agudo no miocárdio.
“Mãe, hoje você estaria fazendo 80 anos de vida, uma data muito importante, especial e única. Queria poder passar ela com você, mas como sei que isso não é possível, escrevo essa carta aberta para você saber que sinto muito sua falta e que sou muito feliz por ter conseguido viver todos esses anos, meses e dias com você. Eu agradeço do fundo do meu coração por você ter sido quem você foi e por ter sido minha mãe. Não só eu, mas um monte de gente vai manter seu legado vivo e firme. Você não será esquecida nunca, pode ter certeza. Eu te amo”, escreveu Gabriel.
Gal 80
Com regência do maestro Carlos Prazeres e direção artística de Manno Góes, a Orquestra Sinfônica da Bahia vai celebrar os 80 anos de nascimento de uma das vozes mais marcantes da música brasileira com um concerto que promete emocionar o público, apresentado uma releitura sinfônica da obra da artista baiana. O concerto ‘Gal 80’ acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, e contará com transmissão ao vivo pela TVE e pelo Youtube, nos canais da OSBA e da TVE Bahia.
Realizado pelo Governo do Estado da Bahia, OSBA e o Centro Cultural Banco do Brasil, o espetáculo integra o calendário comemorativo do mês, quando a Orquestra completa 43 anos de fundação, além de marcar o encerramento do ‘1º Fórum OSBA de Orquestras Sinfônicas – Música de Concerto em Movimento’. Entre os convidados que participarão da homenagem, estão Aiace, Angela Velloso, Clariana, Claudia Cunha, Emanuelle Araújo, Lazzo Matumbi, Luíza Britto, Márcia Short, Simoninha, Sophie Charlotte e Walerie Gondim.
Mais do que uma celebração, o espetáculo reforça a relação histórica da OSBA com Gal Costa, construída em momentos emblemáticos: estiveram juntas na reinauguração do Teatro Castro Alves, em 1993; dividiram o palco da Bahia Marina em 2000, ao lado de Luciano Pavarotti e Maria Bethânia, na celebração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil; e voltaram a se encontrar na Concha Acústica, em 2006.
Além disso, mais recentemente, em 2023, a OSBA apresentou o concerto ‘Balancê – O Carnaval de Gal’, revisitando o repertório carnavalesco da cantora.