Dom Gabriel, primeiro bispo negro nascido em Salvador, receberá a Comenda 2 de Julho

Dom Gabriel, primeiro bispo negro nascido em Salvador, receberá a Comenda 2 de Julho

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Redes sociais

Publicado em 26/09/2025 às 09:41 / Leia em 2 minutos

O padre Gabriel dos Santos Filho, primeiro bispo negro ordenado pela Arquidiocese de Salvador, será homenageado com a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

A proposta foi apresentada pelo deputado Alan Sanches (UB), que destacou a trajetória religiosa do novo bispo auxiliar, que em março completou 30 anos de sacerdócio.

Nascido em Salvador, Dom Gabriel foi ordenado bispo em setembro de 2025, em celebração presidida pelo cardeal dom Sérgio da Rocha. Com formação em Filosofia e Teologia pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), recebeu a ordenação presbiteral em 1995.

Desde então, exerceu diversas funções na Arquidiocese, incluindo pároco, capelão, coordenador da Pastoral Afro-brasileira e reitor de seminário.

O religioso também acumula experiência acadêmica, com mestrado em Ciências Sociais pela Ufba, e internacional, tendo participado do Ano Internacional do Prado, na França, além de ter atuado em missão na Arquidiocese de Porto Velho.

Em julho deste ano, o papa Leão XIV nomeou Dom Gabriel bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador e titular da sé de Altiburus. Para o deputado Alan Sanches, a outorga da Comenda 2 de Julho reconhece não apenas sua trajetória eclesiástica, mas também o trabalho social desenvolvido em comunidades da capital baiana.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia