A maior iniciativa de arborização urbana de Salvador segue avançando. O programa Corredor Verde, da Prefeitura, realizou nesta semana mais uma etapa de plantio na Avenida Manoel Dias da Silva, na Pituba, com a inclusão de 17 novas árvores de grande porte, cinco delas apenas nesta quarta-feira (24). O cronograma prevê a implantação de 115 espécimes ao longo dos 2,5 km da via.
Entre as espécies já inseridas na avenida estão oitis de praia, algodoeiros de praia e abricós de praia, árvores adaptadas ao clima marinho e com altura superior a cinco metros. Desde o lançamento do programa, há pouco mais de um mês, a região vem recebendo mudas adultas que devem contribuir para o sombreamento, a melhora da temperatura, o incremento da biodiversidade e o conforto térmico para moradores e frequentadores.
“É um desafio a implantação do projeto, devido às condições de plantio por vezes adversas, por conta de tubulação, por exemplo. Mas os resultados que almejamos valem esse esforço, pelo embelezamento dessa avenida, com árvores grandes, além do sombreamento e da melhoria no microclima da região”, afirmou Ivan Euler, secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).
Euler também citou a experiência de Medelín, na Colômbia, que inspirou o programa. “Dessa forma, todos ganham: a cidade, a população e o poder público. Pedimos sempre o apoio da população também, no sentido de apoiar a ação e no combate ao vandalismo, para que o programa siga tendo sucesso”, disse.
A escolha de árvores adultas e resistentes ao salitre, como oiti de praia, algodoeiro, guanandi, uva-da-praia e abricó de praia, garante maior longevidade às plantas e reduz a vulnerabilidade a atos de vandalismo. O plantio exige logística complexa, envolvendo caminhões, equipamentos específicos e a abertura de calçadas para receber as mudas.
O Corredor Verde integra as ações estratégicas de Salvador contra as mudanças climáticas e pela melhoria da qualidade de vida urbana. Além da Avenida Manoel Dias, o programa será levado a outras vias importantes, como a Rua Silveira Martins, Avenida Dom João VI, Avenida Fernandes da Cunha, Avenida Jequitaia, Avenida Juracy Magalhães, Rua Cônego Pereira e o bairro Dois de Julho.
Segundo estudo da rede MapBiomas, Salvador já se destaca entre as capitais brasileiras com maior cobertura vegetal urbana, com 26,2% de área verde.