A Prefeitura de Salvador lançou, nesta quinta-feira (25), a programação oficial do Natal Salvador 2025, que acontecerá entre os dias 5 de dezembro e 6 de janeiro. Com o tema “Natal de Luz na Cidade que Brilha o Ano Inteiro”, o evento terá o Centro Histórico como principal palco, reunindo atrações para toda a família.
Entre os destaques está a criação de um corredor de luz inédito na Avenida Sete de Setembro, com 1,3 km de cascatas luminosas, que vai da Casa D’Itália à Praça Castro Alves. Na Rua Chile, será instalado um túnel de som e luz com quase 400 metros e mais de 25 milhões de microlâmpadas, considerado o maior corredor natalino contínuo do Brasil.
A programação inclui desfiles, vilas natalinas, apresentações musicais, presépios, peças cenográficas e espaços instagramáveis. As atrações acontecerão em pontos como Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Praça Thomé de Souza e Cruzeiro de São Francisco. A decoração também será levada a diversos bairros da cidade.
De acordo com o prefeito Bruno Reis, a transferência dos festejos para o Centro Histórico foi estratégica. “Ano passado, mais de 1,7 milhão de pessoas estiveram aqui. A decisão se mostrou acertada por valorizar o centro, atrair turistas e fomentar a economia local”, afirmou.
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, destacou que o lançamento antecipado da programação foi pensado para fortalecer o turismo. “Divulgar o Natal em setembro é estratégico. Com tempo, as pessoas conseguem planejar viagens e hospedagem”, disse.
A estrutura contará ainda com:
- Parada Natalina com 800 figurantes e quatro carros alegóricos;
- Palcos musicais com corais, orquestras e artistas locais;
- Missas campais, apresentações em museus e casarões;
- Vilas natalinas com coretos, quermesse e arena infantil;
- Espaços decorativos como o Globo de Natal gigante, presépio na Cruz Caída e a “Casa Submersa”.
O evento terá patrocínio da Coca-Cola e prevê mais de 3,8 mil empregos diretos e 4,9 mil indiretos, além da participação de 2,5 mil artistas, 40 expositores e 250 ambulantes cadastrados.
Para garantir a segurança e a acessibilidade do público, a Prefeitura vai implantar pórticos de acesso, planos de mobilidade e medidas de inclusão.