A Petrobras está com 42 vagas abertas em Salvador para o Programa Jovem Aprendiz. As oportunidades são voltadas para os cursos de Técnico em Eletrotécnica e Aprendizagem Profissional em Operador de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 6 e 12 de outubro, exclusivamente pelo site: jovemaprendizpetrobras.gruposeres.com.br
Os jovens selecionados vão receber salário mínimo integral, além de vale-transporte, 13º salário, férias e FGTS. A jornada é de 4 horas diárias, de segunda a sexta-feira, totalizando 20 horas semanais.
Com duração de 21 meses, o programa é realizado em parceria com o Senai, que oferece 30 cursos profissionalizantes — 18 de aprendizagem básica e 12 de nível técnico — distribuídos em 39 turmas.
Inclusão e diversidade
O edital prevê reserva de vagas para públicos historicamente excluídos:
- 30% para pessoas negras, indígenas e quilombolas;
- 20% para pessoas com deficiência (PCDs);
- 15% para adolescentes egressos de trabalho infantil ou análogo à escravidão;
- 10% para adolescentes em acolhimento institucional ou em medida socioeducativa.
Podem se candidatar jovens com idade entre 14 anos e 21 anos e 7 meses (sem limite máximo para PCDs). Quem ainda não concluiu o Ensino Médio deve comprovar matrícula e frequência escolar — e o curso de aprendizagem deve ser em turno diferente do escolar.
Além de Salvador, o programa contempla outras 23 cidades brasileiras, incluindo Recife, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo, Aracaju e Brasília.