A ilustradora e jornalista Gabriela Cruz realiza nesta quarta-feira (24), às 15h, a oficina ‘Caderno Vivo – Junk Journal’, no Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio Além do Carmo. A atividade integra o programa Oceano Cultural – Ações Educativas.
Apaixonada pelo universo da papelaria e pela sustentabilidade, Gabriela desenvolve os chamados junk journals: cadernos artesanais produzidos a partir de recortes, papéis e materiais reaproveitados. Na oficina, os participantes serão convidados a transformar memórias e referências visuais em peças únicas, exercitando criatividade, experimentação e consciência ambiental.
“Nunca se falou tanto em sustentabilidade e em descarte consciente. Ao apresentar a técnica de criação de um caderno feito com papéis que iriam para o lixo, mostramos não apenas a criatividade e o reuso, mas também um olhar diferente para esse material. É uma forma lúdica e divertida de estimular que as pessoas reaproveitem em casa e contribuam, em certa medida, para a sustentabilidade”, afirma Gabriela Cruz.