A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de lei que altera o nome da Avenida Henry Ford, na BA-535, em Camaçari, para Avenida BYD. A proposta é de autoria do deputado Júnior Muniz (PT) e foi aprovada por unanimidade pelos membros do colegiado.
O presidente da CCJ, deputado Robinson Almeida (PT), destacou que a mudança simboliza as boas-vindas à montadora chinesa instalada no Polo Industrial de Camaçari. “Essa é uma homenagem à maior fabricante de carros elétricos do mundo, que implantou sua indústria aqui no Brasil, gerando emprego e desenvolvimento econômico para o nosso país, para o estado da Bahia e para o município de Camaçari”, afirmou.
Relator da proposta, o deputado Tiago Correia (PSDB) emitiu parecer pela constitucionalidade do projeto e foi acompanhado pelos demais parlamentares. Após a leitura do parecer, ele destacou a pertinência da mudança. “A Ford não está mais na Bahia. Não faz mais sentido algum que aquela rodovia permaneça com esse nome”, opinou.
Júnior Muniz agradeceu o apoio dos colegas e ressaltou que a alteração é um gesto de incentivo aos novos investimentos. “Essa é uma forma de mostrar à empresa chinesa que a Bahia está pronta para os investimentos que virão”, disse o parlamentar, convidando os legisladores a participarem da cerimônia de inauguração de etapas da planta da BYD em Camaçari, que contará com a presença do CEO nacional da companhia.