A expectativa é grande para Andréa Peneluc e Ilmara Sales, motoristas do BRT de Salvador que irão representar a capital baiana durante o Prêmio Parque da Mobilidade Urbana. O evento acontece nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Salvador concorre com as cidades de Itabirito (MG) e Recife (PE) na categoria Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam, com o projeto Mulheres no Volante. Desenvolvida por meio das secretarias municipais de Mobilidade e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, a iniciativa visa ampliar a atuação do público feminino em segmentos profissionais do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus.
“Para mim, é uma responsabilidade imensa e muito gratificante, porque eu estarei lá representando uma categoria que tem menor percentual de atuação na condução de ônibus. Espero que esse quadro seja mudado, e sinto que já está começando a mudar através desse projeto. É maravilhoso, para mim, porque eu já dirijo para pessoas há muito tempo, pois já trabalhei como motorista por aplicativo. Muitas mulheres passageiras entram no ônibus felizes, homens e senhores de idade também, que vêm e me parabenizam. É uma sensação maravilhosa”, conta Andréa Peneluc, motorista há mais de 10 anos e que atua há dois meses no BRT.
Ela conta que conseguiu renovar e acrescentar a categoria D na Carteira Nacional de Habilitação graças ao projeto Mulheres no Volante. “Esse projeto transformou totalmente a minha vida. Eu conheci a iniciativa em 2023, momento em que a minha carteira estava perto de vencer, e eu estava desempregada e sem perspectiva de ter dinheiro para renová-la. Adicionar a categoria D já era um desejo meu, então esse projeto caiu como um presente de Deus”, completa.
Colega de profissão, Ilmara Sales já está há um ano no BRT e diz adorar o que faz. Para ela, será um orgulho representar Salvador em uma cerimônia de premiação nacional. “O que eu mais quero é que essa viagem e premiação incentivem outras mulheres para que possam também se tornar condutoras de ônibus. Estou na expectativa de conquistar esse prêmio. Acho que ele já é nosso.”
Premiação – O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é promovido pela Plataforma Connected Smart Cities & Mobility, que reconhece ações inovadoras com impacto positivo na eficiência, segurança, mobilidade e inclusão social.
Considerado um dos maiores eventos de mobilidade urbana da América Latina, a premiação reúne organizações comprometidas com o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, disruptiva e inclusiva e considera questões relativas a transporte público, logística urbana, trânsito, mobilidade ativa e segurança viária.