Ministro Flávio Dino é eleito presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal

Ministro Flávio Dino é eleito presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Luiz Silveira / STF

Publicado em 23/09/2025 às 17:04 / Leia em 2 minutos

O ministro Flávio Dino foi eleito nesta terça-feira (23) para ocupar a função de presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal a partir de 1° de outubro. A eleição ocorreu de forma simbólica. 

De acordo com o regimento interno da Corte, o cargo de presidente do colegiado deve ser ocupado em forma de rodízio. Dino vai suceder Cristiano Zanin, atual presidente, e ficará no posto pelo prazo de um ano.

Além de Dino e Zanin, a turma também é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Trama golpista 

Na condição de presidente, Flávio Dino ficará responsável pela definição das datas de julgamento dos réus nas ações penais sobre a trama golpista ocorrida durante o governo de Jair Bolsonaro.

Até o momento, somente o núcleo 1, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus, foi condenado. Ainda serão julgados neste ano os núcleos 2, 3, 4 e 5.

 

Cidadão baiano

 

Natural do Maranhão, Flávio Dino foi agraciado, recentemente, com o título de cidadão baiano. A proposta de homenagem foi apresentada em 2023 pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), que destacou a trajetória do ministro no Direito e na política. A. honraria foi entregue durante uma sessão especial da Assembleia Legislativa da Bahia realizada no último mês de agosto.

“Ao receber esse título, eu me sinto mais incorporado como brasileiro a essas belas páginas [referindo-se a momentos históricos do Brasil], muitas delas protagonizadas pela Bahia, que aqui foram inscritas e continuam a ser. Por isso, quero expressar minha gratidão ao povo da Bahia, aos poderes e às instituições. Recebo este reconhecimento em um dia muito especial, marcado pelos 110 anos do Tribunal de Contas, um dos mais antigos do país”, declarou Dino em coletiva.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia