A Latam Airlines anunciou nesta segunda-feira (23) um acordo com a Embraer para a compra de até 74 aeronaves E195-E2, a nova geração de jatos comerciais da fabricante brasileira. O investimento marca a estreia da companhia aérea no uso de aviões da Embraer e tem como objetivo ampliar a malha de voos na América do Sul.
Conforme informações da Forbes, o pedido inclui 24 aeronaves firmes, avaliadas em cerca de US$ 2,1 bilhões (R$ 11,1 bilhões), além de 50 opções de compra. As entregas estão previstas para começar no segundo semestre de 2026, inicialmente no Brasil, com possibilidade de expansão para outras afiliadas do grupo.
Segundo a Embraer, a nova frota permitirá à Latam “adicionar até 35 novos destinos aos 160 já existentes” na América do Sul.
O acordo é considerado raro, já que a Embraer não fechava um pedido com uma companhia aérea brasileira desde 2018, quando a Azul encomendou aviões da mesma linha. Atualmente, a frota da Latam é composta por 286 jatos Airbus, 56 Boeing e 20 cargueiros da fabricante americana.
A negociação ocorre em um momento de crise global para gigantes como Boeing e Airbus, que enfrentam atrasos crônicos na entrega de aeronaves.