Salvador recebeu, neste sábado (20), um mutirão especial pelo Dia Mundial da Limpeza. Grupos de voluntários estiveram reunidos na Praia do Farol da Barra, um dos principais cartões-postais da cidade, onde recolheram resíduos como canudos, sacos, garrafas plásticas, pedaços de coco, entre outros.
“Frequento essa praia, jogo frescobol aqui, e geralmente a gente vem com sapatilha por conta dos cacos de vidro e palatinos de churrasquinhos que as pessoas deixam jogados na areia”, relata Cláudia Lessa, uma das voluntárias da ação. “Nós, que moramos em Salvador e gostamos muito de praia, precisamos ter a consciência e a responsabilidade de cuidar desse ambiente”, completa o estudante Rubem Melo.
Outras 13 capitais, incluindo Curitiba e São Paulo, também receberam os mutirões. “É um trabalho de formiguinha, mas aquele pequeno espaço se modificou e se transformou. E isso não tem preço”, afirma Sabrina de Almeida Ricetto. “Limpeza não é só parte estética. Ela faz parte de saúde, bem-estar e sustentabilidade”, pontua Nathália Ueno.