Jean Willys promove lançamento de livro em Salvador; saiba como foi

Jean Willys promove lançamento de livro em Salvador; saiba como foi

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Genilson Coutinho

Publicado em 20/09/2025 às 18:57 / Leia em 2 minutos

O jornalista e escritor Jean Wyllys promoveu neste sábado (20), na Livraria Escariz do Shopping Barra, em Salvador, o lançamento do livro “O anonimato dos afetos escondidos”. Com entrada gratuita, o evento contou com um bate-papo especial mediado pelo jornalista Ricardo Ishmael, além de uma sessão de autógrafos.

Publicada pelo selo Tusquets da Editora Planeta, a obra explora temas como a solidão e a violência cotidiana que incide sobretudo sobre corpos dissidentes, negros, pobres e LGBTQIAPN+. Além disso, também trata sobre desafeto, exclusão, desamor, discriminação e violência sexual. 

A estreia de Jean na literatura aconteceu há 25 anos, com o livro de contos “Aflitos”, vencedor do Prêmio Copene de Cultura e Arte. Em seu novo título, o autor baiano revisita alguns dos textos presentes em sua primeira obra, além de trazer contos inéditos. Alguns dos textos trazem indicações de músicas para acompanhar a leitura e referências a personagens como Ney Matogrosso, Caetano Veloso e Adriana Calcanhotto. 

“Os textos desse livro parecem ter sido escritos esse ano porque quando os escrevi já me interessava fazer deles uma cápsula do tempo sobre questões humanas que não vão desaparecer, como a luta pela vida, a retomada do gosto pela vida, a morte chegada ou antecipada pelo dinheiro, pela falta deste, pela desgraça ou pela graça e a busca incessante do amor”, explica o autor. “Meu trabalho como jornalista me permitiu penetrar nas muitas peles que cobrem a cidade e chegar ao seu esqueleto, e este sustenta uma fachada, mas não é bonito como ela (…) Para muita gente, uma pessoa com deficiência preta e sem teto atravessando uma pista não é gente, é só um estorvo. Minha literatura quer mostrar que isto é uma percepção de classe, mas sem cair no panfleto nem na militância”, completa.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia