A jornalista baiana Rita Batista mediou, nesta sexta-feira (19), a conversa com o empresário Marcus Buaiz durante a 10ª edição do Almoço Empresarial promovido pelo Alô Alô Bahia, no restaurante Amado, em Salvador. Em entrevista, ela destacou a relevância do encontro para fortalecer conexões e dar visibilidade ao potencial produtivo do estado.
“Eu acho que o Alô Alô Bahia, né, essa décima edição desse almoço empresarial tem essa visão há muito tempo, promovendo esse encontro, esse intercâmbio, essa possibilidade de empresários e empresárias baianos também falarem com empresários de fora, trocarem de verdade experiências, fazerem o que Marcus Buaiz propõe nesse livro dele, fazer esse network de conexão, de olhar no olho, de ter propósito, e é isso que a gente vai falar daqui a pouco aqui nesse palco”, disse.
Para Rita, a Bahia reúne múltiplas oportunidades de desenvolvimento em setores que vão da indústria ao turismo. “A Bahia é enorme, são 417 municípios, então tem possibilidades produtivas nas mais variadas áreas, na área industrial, do comércio, dos serviços, do turismo, então a gente, além de ter os nossos recursos naturais à disposição pra movimentar a renda, pra criar a empregabilidade, essa terra que é maravilhosa, que todo mundo vem pra cá, no verão, mas durante todo o ano somos baianos e baianas. Que, como diz o hino do 2 de Julho, somos fortes e pujantes e a gente faz esse estado acontecer. Não só para a nossa subsistência, mas também como produto de exportação para muita gente em muitas áreas.”
Atuando em rede nacional no programa É de Casa, da TV Globo, Rita comentou a rotina de viagens, mas reforçou que a Bahia é seu lar. “Meu CEP começa com 40 mil, meu DDD ainda é 71 e permanecerá, independência do que aconteça. (…) Eu moro aqui, minha gente, e fico à disposição da TV Globo. (…) Acho que eu sou essa cidadã do mundo, mas com o bico enterrado nesta terra.”
A jornalista também destacou a vocação empreendedora do povo baiano, marcada pela criatividade diante dos desafios. Atualmente, ela também atua como escritora e comanda uma empresa focada em esmaltes.
“Eu venho de uma família também de empreendedores, é claro que a gente tem um certo medo, um certo receio quando a gente tem essa coisa do CLT, do contra-cheque, do dinheiro certo no final do mês, mas eu acho que o brasileiro e a brasileira têm uma vocação para o empreendedorismo, a Bahia mostra isso, né, nos dá reconhecimento o tempo todo. (…) A gente vê a nossa criatividade, a economia criativa não tem esse nome só para ser um filão de negócio, mas é porque a gente precisa mesmo rebolar em muito, né, para que a criatividade seja também um vetor de trabalho e de renda.”
Patrocínio e apoio institucional
O evento conta com patrocínio das marcas: Rede Bahia, Bahia Eventos, BYD, ErgoEstate, O Legado, Costa do Sauípe, Fábrica São Braz, Land School, Abaf, Circuito G10, Eletromidia, Claro, Moura Dubeux, Fecomércio/Sesc/Senac, Lemos Passos, Salvador Shopping, Sabin, Shopping da Bahia, Cristalli, Coopanest-BA e Núcleo Dra. Talita Lelis.
O Almoço de Negócios tem ainda apoio institucional do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura de Salvador, além de parcerias com Amado, Fasano, Suporte, Uranus, Ticketmaker, Royal Salute, Hiperideal, TD, Pitta Segurança, Nubia e Sonja Eventos, Monte, Almir Júnior e Marcelo Gomes.