O Museu Carlos e Margarida Costa Pinto (MCMCP), no Corredor da Vitória, em Salvador, está participando de mais uma edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A programação acontece entre os dias 22 e 28 de setembro, com uma série de atividades culturais.
Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a 19ª Primavera dos Museus busca refletir como esses espaços e seus acervos podem dialogar com os impactos ambientais, evidenciando suas conexões com a memória, justiça e a criatividade humana.
Para Bárbara Santos, museóloga e diretora executiva do MCMCP, preservar bens materiais e imateriais vai além da técnica: requer responsabilidade ambiental e práticas sustentáveis. “Cuidar do passado sem comprometer o amanhã é um compromisso contínuo, que se expressa em escolhas cotidianas, como o uso racional dos recursos naturais e o respeito a todas as formas de existência”, diz.
Confira a programação:
22/09 – Abertura (mensagem institucional no Instagram @museucostapinto)
23/09 – Terça é dia de cuidar: bastidores da preservação no Museu (atividade no Instagram)
24/09 – 15h: Visita mediada temática – Natureza, matéria e permanência (necessário agendamento prévio através do link https://www.even3.com.br/visita-mediada-19a-primavera-dos-museus-631494) (link bio instagram)
25/09 – 15h: Mesa-redonda – Museus e emergências: desafios para o patrimônio cultural no Museu Carlos e Margarida Costa Pinto (Auditório do Museu)
26/09 – Campanha – Preservar é também cuidar do planeta (Ação educativa virtual)
27/09 – Ação ambiental – Mutirão no Jardim: Verde é Patrimônio (Plantio de mudas)
28/09 – Publicação da Carta Verde do MCMCP (Instagram @museucostapinto) – compromisso institucional com a preservação e sustentabilidade
Serviço:
19ª Primavera no Museu
Quando: 22 a 28 de setembro de 2025
Onde: Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, Corredor da Vitória, n.2490