Danielle Pires e Najara Black destacam o papel das mulheres negras no ambiente de negócios

Danielle Pires e Najara Black destacam o papel das mulheres negras no ambiente de negócios

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Kirk Moreno e Tiago Mascarenhas

Elias Dantas/Alô Alô Bahia

Publicado em 19/09/2025 às 18:40 / Leia em 3 minutos

As idealizadoras do projeto Ciranda Preta – Protagonismo Feminino, Danielle Pires e Najara Black, marcaram presença no 10º Almoço Empresarial do Alô Alô Bahia, realizado nesta sexta-feira (19), no Restaurante Amado, em Salvador. O evento reuniu lideranças de diversos setores para debater o papel das conexões no ambiente corporativo.

Danielle Pires, consultora em ESG e especialista em desenvolvimento de pessoas, destacou que o convite representa visibilidade para as mulheres negras que movimentam a economia da cidade. “A gente se sentiu muito honrada de ter sido convidada e de encontrar aqui outras mulheres que fazem parte da Ciranda e de outras rodas. Nós fazemos parte desse ambiente de negócios, e é importante que o evento tenha esse olhar”, afirmou em entrevista ao Alô Alô Bahia.

Já Najara Black, empresária e proprietária da marca N’black, reforçou a importância de ocupar espaços estratégicos. “A conexão não acontece somente entre a gente, acaba ampliando”, pontuou.

Criada em Salvador, a Ciranda Preta realiza encontros mensais em formato de jantar, com o objetivo de fortalecer redes de apoio, fomentar parcerias comerciais e promover o protagonismo de mulheres negras. Danielle explica que o grande diferencial da iniciativa está no uso do “afeto como tecnologia” — conceito que torna o ambiente seguro para troca de experiências e fortalecimento coletivo.

Najara acrescenta que o projeto também se propõe a ocupar restaurantes de prestígio e garantir um acolhimento muitas vezes negado a esse público. “São eventos que reúnem de 50 a 100 mulheres. Os restaurantes precisam estar preparados para receber a Ciranda, porque é uma experiência em que elas se sentem de fato bem-vindas”, explicou.

Mais do que networking e geração de negócios, as idealizadoras veem na Ciranda Preta um ato político. “Reunir 100 mulheres negras em um restaurante renomado é uma presença que também é política”, resume Danielle. Para ela, Salvador deve ser reconhecida não apenas por sua beleza natural e vocação para o entretenimento, mas também como um polo de profissionais de excelência que atuam em diversos setores, inclusive em nível internacional.

Najara conclui ressaltando a ancestralidade do projeto: “A gente só está fazendo a roda girar, dando continuidade ao que as nossas ancestrais já faziam. Agora, em um novo momento, ressignificando e potencializando cada vez mais”, afirmou.

Patrocínio e apoio institucional

O evento conta com patrocínio das marcas: Rede Bahia, Bahia Eventos, BYD, ErgoEstate, O Legado, Costa do Sauípe, Fábrica São Braz, Land School, Abaf, Circuito G10, Eletromidia, Claro, Moura Dubeux, Fecomércio/Sesc/Senac, Lemos Passos, Salvador Shopping, Sabin, Shopping da Bahia, Cristalli, Coopanest-BA e Núcleo Dra. Talita Lelis.

O Almoço de Negócios tem ainda apoio institucional do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura de Salvador, além de parcerias com Amado, Fasano, Suporte, Uranus, Ticketmaker, Royal Salute, Hiperideal, TD, Pitta Segurança, Nubia e Sonja Eventos, Monte, Almir Júnior e Marcelo Gomes.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia