Onda de calor com temperaturas de 40 ºC atinge a Bahia e gera preocupação

Onda de calor com temperaturas de 40 ºC atinge a Bahia e gera preocupação

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações de Correio

Divulgação

Publicado em 18/09/2025 às 17:52 / Leia em 2 minutos

Todas as regiões brasileiras enfrentarão alta nas temperaturas, segundo previsão do Climatempo. A partir desta quinta-feira (18), a sexta onda de calor se espalha por diferentes estados, inclusive a Bahia. A previsão que o fenômeno se estenda até o início da primavera, que terá início na segunda-feira (22), às 15h19.

Uma das características do clima de setembro no país é a elevação de temperatura em todas as regiões do país, o que será intensificado nos próximos dias. O aquecimento do ar se justifica pelo aumento da insolação (número de horas de sol) e pela falta de entrada de ar frio polar pelo interior do país, segundo boletim divulgado pela Climatempo.

No mapa de referência da abrangência da onda de calor (acima), a área vermelha representa as regiões do país que estarão em onda de calor, onde as temperaturas devem ficar pelo menos 5°C acima da média normal para setembro. Na área laranja, o calor será intenso mas com temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média para esta época do ano.

A região oeste da Bahia será afetada no estado. De acordo com a previsão, temperaturas acima dos 40°C voltarão ser registradas em vários locais do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do Brasil. É possível que novos recordes de calor para este ano sejam estabelecidos em capitais como Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Palmas.

No Nordeste, o interior deve sentir mais os efeitos do calorão. Em áreas do Piauí e do oeste baiano, os termômetros podem chegar a 36 °C a 38 °C, com sensação térmica ainda mais alta.

Leia mais em CORREIO

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia