A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, entrou para a lista de Líderes em Sustentabilidade da Forbes, divulgada nesta quinta-feira (18). O ranking homenageia 50 pessoas que “estão ditando o ritmo para uma economia justa e sustentável, definindo o que significa liderança climática nos dias de hoje”. A revista destaca no perfil de Marina a sua atuação no combate ao desmatamento e no fortalecimento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Sua maior conquista desde que assumiu o cargo de ministra do Meio Ambiente do Brasil, em 2023, foi o combate ao desmatamento. Dados de satélite do seu primeiro ano no cargo mostram que o desmatamento na Amazônia teve uma redução de 31% em relação ao ano anterior, atingindo a menor taxa anual em nove anos, e 25% no Cerrado, o segundo maior bioma do país (…) Sob sua liderança, o Ibama intensificou a repressão a pecuaristas e caçadores ilegais, assumindo o controle de terras desmatadas ilegalmente, aumentando as operações de fiscalização e reforçando o monitoramento remoto”, diz o texto.
Vale lembrar que, neste mês de setembro, a Assembleia Legislativa da Bahia recebeu um projeto de resolução que propõe conceder o Título de Cidadã Baiana a Marina Silva. De acordo com o deputado estadual Marcelino Galo (PT), autor da proposta, a biografia da ministra, marcada pela defesa da democracia, dos direitos humanos e do meio ambiente e pela luta em favor das florestas e dos povos originários, dialoga diretamente com os desafios enfrentados pela Bahia na área ambiental.
“Conceder o Título de Cidadã Baiana a Marina Silva é, mais do que uma homenagem, um reconhecimento da sua incansável luta por um futuro mais justo e sustentável”, afirmou Marcelino Galo. “Sua trajetória de vida e seu compromisso com a defesa do meio ambiente e da democracia inspiram a todos nós e se alinham com os valores do povo baiano”.
O projeto ainda precisa ser apreciado pelo plenário da ALBA. Caso seja aprovado, a entrega da honraria ocorrerá em uma sessão solene na Casa Legislativa