Dias Toffoli dá 10 dias para Câmara explicar tramitação da PEC da Blindagem

Dias Toffoli dá 10 dias para Câmara explicar tramitação da PEC da Blindagem

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/SCO/STF

Publicado em 18/09/2025 às 18:50 / Leia em 1 minutos

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu prazo de 10 dias para que a Câmara dos Deputados apresente informações sobre a tramitação da chamada PEC da Blindagem — proposta de emenda constitucional que amplia proteções a parlamentares diante de investigações e processos penais.

Toffoli é o relator do mandado de segurança apresentado pelo deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), que pede a suspensão imediata do andamento da proposta. Após a manifestação da Câmara, o ministro deve decidir sobre o pedido para barrar a tramitação.

A ação foi protocolada por advogados de Kataguiri na quarta-feira (17). Eles questionam a validade da proposta; o uso de um tipo de emenda sem previsão no regimento interno da Câmara para mudanças constitucionais; e a realização de dois turnos de votação no mesmo dia, considerada irregular.

A PEC da Blindagem foi aprovada pela Câmara na terça-feira (16). O texto prevê o aumento da blindagem judicial de deputados e senadores, limitando o alcance de investigações e processos contra parlamentares.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia