Uma baleia-jubarte juvenil foi resgatada na terça-feira (16) após ficar presa em uma rede de pesca em Barra Grande, na Península de Maraú, no sul da Bahia. A operação contou com a mobilização de pescadores e mergulhadores da região, que conseguiram retirar a rede e salvar o animal.
O Instituto Baleia Jubarte informou ao Alô Alô Bahia que acompanhou o caso junto à Secretaria de Meio Ambiente de Maraú. A Secretaria solicitou autorização ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Corumbau, que autorizou que veterinários locais e mergulhadores, fossem realizar o desemalhe.
De acordo com o médico-veterinário e coordenador do Projeto Baleia Jubarte, Gustavo Rodamilans, o emalhamento acidental em redes de pesca é uma das principais causas de morte não natural desses mamíferos.
“Muitas vezes provoca afogamento, mutilações ou causa desconforto e estafa, favorecendo outras patologias”, explicou. Ele reforça que, em casos semelhantes no litoral baiano, a orientação é acionar o Projeto Baleia Jubarte pelos telefones (71) 99657-2056 ou (73) 98802-1874.
— Midia Only (@midiaonly) September 18, 2025
Entre julho e outubro, as jubartes migram das águas frias da Antártida para o litoral da Bahia para reprodução e cuidados com os filhotes. Durante a temporada, encantam moradores e turistas com saltos acrobáticos e o canto característico dos machos, que pode ser ouvido a grandes distâncias.