A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu, nesta quinta-feira (18), a Comenda 2 de Julho, sua mais alta honraria, ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), conselheiro Marcus Presidio. A homenagem ocorreu em sessão especial no Plenário Orlando Spínola, com a presença de autoridades civis e militares, e foi proposta pelo deputado Marcelinho Veiga (UB).
A cerimônia foi conduzida pela presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, que destacou a trajetória de Presidio na Casa Legislativa, onde iniciou sua carreira aos 15 anos e exerceu funções importantes ao longo de mais de três décadas, chegando à Superintendência de Administração e Finanças.
“Cada função que assumiu foi uma lição, um aprendizado que o moldou como profissional e, para além disso, como cidadão comprometido com o serviço público e com o futuro da Bahia”, afirmou Ivana.
Em discurso emocionado, Marcus Presidio agradeceu a honraria e relembrou momentos marcantes de sua trajetória pessoal e profissional, fazendo referência ao ex-presidente da ALBA, Luís Eduardo Magalhães, a quem reconhece como uma figura de inspiração após a perda de seu pai, Fernando Presídio, em 1982. O conselheiro também dedicou a comenda à sua família e destacou o trabalho coletivo dos servidores do TCE, da ALBA e do Ministério Público de Contas.
“A história que escrevemos é fruto de um esforço coletivo. Nenhum projeto, inovação ou conquista teria sido possível sem o apoio irrestrito de cada um de vocês”, declarou Presidio, visivelmente emocionado.
Durante a solenidade, o fundador da Cidade da Luz, José Medrado, também discursou e emocionou o público ao destacar o papel de Suzana Presídio, mãe do homenageado, em sua formação. A fala levou o conselheiro às lágrimas, arrancando aplausos da plateia.
A cerimônia
O conselheiro foi conduzido ao plenário por uma comitiva de deputados estaduais, incluindo Marcelinho Veiga, Cláudia Oliveira (PSD), Penalva (PDT), Sandro Régis (UB), Tiago Correia (PSDB), Luciano Simões Filho (UB), Rosemberg Pinto (PT) e o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante).
O Hino Nacional foi executado pelo Coral do Legislativo, sob regência do maestro Angelo Rafael. A entrega da comenda foi feita por Marcelinho Veiga, pelo empresário Luís Eduardo Magalhães Filho (Duquinho) e pelo ex-conselheiro do TCE, Antonio Honorato de Castro Neto.
Trajetória
Marcus Presidio nasceu em 1º de dezembro de 1967, é formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e possui especialização em Gestão Operacional Pública. Ingressou na ALBA em 1983, onde permaneceu por 32 anos. Foi nomeado conselheiro do TCE em 2015 e atualmente cumpre o segundo mandato como presidente da Corte.
A mesa de honra contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, do conselheiro do CNJ José Edivaldo Rocha Rotondano, do procurador-geral de Justiça Pedro Maia, do presidente do TRE-BA Abelardo da Matta Neto, da defensora pública geral Camila Canário, do presidente do TCM-BA Francisco Netto, do procurador-geral da OAB-BA Rafael Mattos (representando a presidente da OAB, Daniela Borges), e do presidente da UPB, Wilson Cardoso.