Durante um evento realizado nesta quarta-feira (17) em Araçatuba, no interior de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) declarou que não pretende disputar a Presidência da República em 2026. “Não, eu pretendo concorrer à reeleição”, afirmou ao ser questionado sobre uma possível candidatura ao Planalto.
A fala marca a primeira manifestação pública de Tarcísio sobre o tema desde a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-mandatário foi sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão por envolvimento em tentativa de golpe de Estado.
Considerado um dos nomes mais próximos de Bolsonaro e frequentemente citado como possível sucessor político do ex-presidente, Tarcísio já havia negado anteriormente o interesse em disputar a Presidência, mas a reafirmação vem em um momento de forte especulação nos bastidores políticos.
O governador evitou aparições públicas nos últimos dias e voltou aos holofotes nesta terça-feira (16), após pressão sobre seu governo por conta da morte do ex-delegado-geral da Polícia Civil, Ruy Ferraz Fontes, assassinado em uma emboscada em Praia Grande, no litoral paulista. Ao ser questionado sobre outros temas, como o avanço de propostas de anistia no Congresso, Tarcísio encerrou a entrevista.