O cineasta carioca Luciano Vidigal, diretor e roteirista do longa “Kasa Branca”, estará em Salvador nesta quinta-feira (18) para participar do projeto Circuito Filmes que Voam!, promovido pela Borboletas Filmes. O filme, que esteve entre os seis finalistas para representar o Brasil na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2026, será exibido gratuitamente no Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, às 19h. Após a sessão, o público poderá participar de um bate-papo com o diretor.
“Kasa Branca” acompanha a história de três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquita, no Rio de Janeiro. A narrativa, inspirada em histórias reais, foca na relação de cuidado e afeto entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem estrutura familiar, o jovem é responsável por cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e garantir a sobrevivência de ambos.
O longa venceu o Festival do Rio nas categorias Melhor Direção de Ficção, Melhor Trilha Sonora Original, Fotografia e Ator Coadjuvante, consolidando-se como um dos destaques recentes do cinema nacional.
Com uma carreira dedicada a retratar realidades periféricas e comunidades marginalizadas, Luciano Vidigal é fundador do coletivo Nós do Morro e referência na valorização de narrativas negras no cinema. Ele foi o primeiro cineasta brasileiro oriundo da favela a conquistar um prêmio internacional com o filme “Neguinho e Kika” (2005), no Festival de Marselha, na França. Também roteirizou e dirigiu um dos episódios do longa “5X Favela” (2010), que abriu o Festival de Cannes, produzido por Carlos Diegues.
O Circuito Filmes que Voam! é uma iniciativa da Borboletas Filmes que busca democratizar o acesso ao audiovisual em bairros periféricos de Salvador e região metropolitana. Entre os dias 18 e 25 de setembro, o público poderá participar de oficinas formativas e sessões gratuitas de cinema, com foco na valorização da cultura negra e da memória coletiva.
Mais informações: @borboletasfilmes.