Trabalhadores da NAV Brasil, estatal responsável pela navegação aérea em aeroportos de todo o país, aprovaram uma greve parcial que pode impactar operações no Aeroporto de Ilhéus, no sul da Bahia, e em outros terminais brasileiros.
O movimento foi definido em assembleia do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV) no último dia 10.
As paralisações estão previstas para os dias 24, 26 e 30 de setembro e 2 de outubro, em dois turnos: das 11h às 12h e das 15h às 16h. O sindicato afirma que apenas serviços que não comprometem a segurança dos voos serão interrompidos.
Em nota, a entidade justificou a greve pela “precarização das condições de trabalho a ponto de afetar a segurança aérea”. Os trabalhadores cobram o cumprimento de cláusulas do acordo coletivo, como melhorias na assistência à saúde e a criação de um plano de cargos e salários.
O SNTPV destaca ainda que a empresa está há 14 anos sem realizar concursos, o que gera déficit de pessoal e escalas exaustivas, com excesso de horas extras, elevando o risco operacional.
Além de Ilhéus, podem ser afetados os aeroportos de Guarulhos e Campinas (SP), Santos Dumont e Macaé (RJ), Vitória (ES), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Londrina (PR) e Joinville (SC).