A organização da Maratona Salvador fará uma importante ação para minimizar o impacto ambiental do evento, que acontecerá nos próximos dias 20 e 21 de setembro, reunindo mais de 12 mil atletas. A estimativa é que sejam recolhidas mais de 7,5 toneladas de resíduos recicláveis, incluindo plásticos, papelão e material orgânico.
“Há uma preocupação em garantir que não haja qualquer poluição ao longo do percurso, com uma ação de coleta e reciclagem deste material”, informou Douglas Cerqueira, diretor da MP3 Marketing – organizadora da competição.
A empresa Compostar será responsável pela execução da coleta seletiva para os resíduos recicláveis secos e orgânicos. “Estamos organizando todos os detalhes com o objetivo de minimizar o impacto do evento. Teremos 28 agentes ambientais atuando no sábado e 42 agentes no domingo”, informou a diretora Joana Kalid, que também é corredora.
A ação, segundo Joana Kalid, contará com a parceria da cooperativa Cooperguary, que fará a coleta seletiva de resíduos secos, valorizando os catadores e a economia circular. Os resíduos orgânicos serão compostados pela Compostar. O percurso contará com zonas de descarte, que estarão posicionadas após os pontos de hidratação, além de lixeiras de coleta seletiva dispostas na arena de partida e chegada.
Haverá ainda um stand da Compostar, onde serão realizadas atividades educativas, incluindo oficina de compostagem e reciclagem, leitura de livros infantis ligados ao meio ambiente, brinquedos feitos com material de reuso, exposição de fotos de impacto ambiental e o ecoponto.