Cerimônia em Salvador marca promoções e mudanças na Polícia Militar baiana

Cerimônia em Salvador marca promoções e mudanças na Polícia Militar baiana

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Matheus Landim/GOVBA

Publicado em 16/09/2025 às 06:24 / Leia em 2 minutos

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) realizou, nesta segunda-feira (15), uma cerimônia de transmissão de cargos no auditório do Quartel do Comando Geral, no bairro dos Aflitos, em Salvador. O evento reuniu sucessores e sucedidos em um ato que marcou a renovação da corporação. A solenidade aconteceu uma semana após o governador Jerônimo Rodrigues promover 304 oficiais e anunciar a criação de novos comandos e unidades.

O comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Magalhães, empossado em março deste ano, destacou a relevância das mudanças para o fortalecimento da segurança pública. “Com a criação de novas unidades e novos comandos, estamos dando um novo incentivo à nossa tropa, porque isso também é motivação. Nosso objetivo principal é aproximar a nossa tropa das comunidades e fazer melhor o nosso serviço de segurança pública”, afirmou.

Entre as mudanças anunciadas, o coronel Henrique Melo deixa o Comando de Policiamento Regional da Capital Baía de Todos os Santos (CPRC-BTS) para assumir a diretoria de ensino do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). O coronel Leão, por sua vez, deixa o Departamento de Auditoria e Finanças (DAF) e assume o CPRC-BTS, enquanto o coronel Portugal sai do CFAP para comandar o DAF.

No interior do estado, o coronel Macedo passa o Comando de Policiamento da Região Nordeste (CPR-NO) para o coronel Daniel e, em seguida, assume o recém-criado Comando de Policiamento da Região Litoral Norte (CPR-LN), sediado em Alagoinhas. O coronel Souza Júnior transfere o Comando de Policiamento da Região Meio Oeste (CPR-O) para o coronel Botelho e passa a liderar o novo Comando de Policiamento da Região Centro Norte (CPR-CN), sediado em Irecê. Já o coronel Wagner assume o Comando de Policiamento da Região do Médio Rio de Contas (CPR-MRC), com sede em Jequié.

Pela manhã, na Vila Policial Militar do Bonfim, também em Salvador, ocorreu a tradicional aposição de luvas nos uniformes dos oficiais recém-promovidos, simbolizando a valorização da carreira militar. No total, foram 304 promoções: cinco coronéis, 90 tenentes-coronéis, 95 majores e 114 capitães.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia