O longa-metragem brasileiro “O Agente Secreto” foi anunciado nesta segunda-feira (15) pelo Comitê de Seleção da Academia Brasileira de Cinema como representante oficial do país na disputa pela categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar. O anúncio gerou grande expectativa entre o elenco e a produção, que celebraram a repercussão positiva do filme no circuito internacional.
“Estamos todos muito felizes e gratos com a decisão da Academia, sobretudo considerando a extraordinária safra de filmes brasileiros que concorreram esse ano — todos excelentes! Agora nós vamos trabalhar para honrar essa confiança, fazendo o melhor que pudermos para representar bem nosso país, nosso cinema, nossa cultura mundo afora”, afirma Wagner Moura.
A seleção brasileira representa apenas uma das etapas do processo. A pré-seleção internacional será anunciada em 16 de dezembro, e os cinco finalistas da categoria de Melhor Filme Estrangeiro serão divulgados no dia 22 de janeiro de 2026.
“Nossa campanha começou em maio, no Festival de Cannes, e agora segue mais forte ainda. Grande abraço por todo o apoio popular e para o comitê de seleção pela confiança a esse filme que acaba de começar a ser visto no Brasil,” declarou Kleber Mendonça Filho
sobre a seleção.
Caso “O Agente Secreto” seja efetivamente escolhido, será a segunda vez na história que um longa brasileiro disputa a categoria de Melhor Filme Estrangeiro em dois anos consecutivos, feito que só havia ocorrido entre 1998 e 1999.