A arte do continente africano invade as telonas de Salvador a partir desta terça-feira (17), com a oitava edição da Mostra de Cinemas Africanos. Até o dia 24 de setembro, serão exibidos 12 longas e sete curtas-metragens de nove países, em sessões espalhadas pela Saladearte Cinema da Ufba, Cinema do Museu e Cineteatro 2 de Julho. Os ingressos variam entre gratuitos e R$ 15.
Além das exibições, a Mostra recebe, entre os dias 15 e 19 de setembro, a segunda edição dos Encontros do Audiovisual Brasil-África. O evento reúne mais de 40 especialistas em design de audiência, produção, distribuição e realização de países como Senegal, Nigéria, Quênia, França, Reino Unido e Brasil, com o objetivo de criar estratégias coletivas para ampliar a circulação de filmes africanos no Brasil e de produções brasileiras no continente.
Com curadoria de Ana Camila Esteves, idealizadora da mostra, e da ganense Jacqueline Nsiah, integrante do comitê de seleção do Festival de Berlim, a iniciativa busca desconstruir estereótipos sobre a África e aproximar o público brasileiro das obras contemporâneas produzidas no continente.
Criada em 2018, a Mostra já passou por Porto Alegre, Aracaju, São Paulo, Poços de Caldas e Curitiba, antes de se fixar em São Paulo. Desde o ano passado, Salvador voltou a receber o festival, que neste ano traz uma programação maior do que as edições do Rio e São Paulo, graças ao novo financiamento.
Para conferir a programação completa, acesse o site oficial da mostra.
SERVIÇO
Mostra de Cinemas Africanos 2025
Salvador (BA): 17 a 24 de setembro
Abertura: 17/09 (quarta), às 19h, no Cineteatro 2 de Julho (entrada gratuita)
Exibição de filmes: Cineteatro 2 de Julho – Gratuito; Saladearte Cinema da UFBA e Cinema do Museu – Ingressos: R$ 15 Programação completa: www.mostradecinemasafricanos.com
Encontros do Audiovisual Brasil-África:
Data: 15 a 19 de setembro
Local: Auditório Makota Valdina: Casa das Histórias / Arquivo Público de Salvador
Inscrições: https://www.even3.com.br/encontros-do-audiovisual-brasil-africa-611686/