A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) inicia nesta segunda-feira (15) um amplo conjunto de reformas em seus três prédios, seguindo o planejamento da gestão da presidente Ivana Bastos para conservação, modernização e readequação da estrutura administrativa da Casa.
De acordo com o diretor administrativo da ALBA, Djalma Abreu, os trabalhos somam-se às benfeitorias já realizadas durante o recesso parlamentar de julho, quando foram reformados o plenário, salas das comissões temáticas, auditórios e departamentos. Ele adianta que outras licitações estão previstas, incluindo um novo projeto de paisagismo e iluminação cênica. “O desejo da presidente Ivana Bastos é que a Casa do Povo possa ter um Natal das Luzes e seja vista como um cartão-postal da capital baiana”, afirma.
As obras em andamento compreendem 28 intervenções nos três prédios do Parlamento baiano, orçadas em R$ 2,9 milhões, executadas pela empresa G2, contratada por licitação. Entre as principais ações está a remodelação do espaço da Assembleia de Carinho e a criação do SAC ALBA, no local atualmente ocupado pela Assessoria de Comunicação (Ascom). O SAC oferecerá ao público três serviços: emissão do título de eleitor, renovação da carteira de identidade e da carteira de motorista.
A Ascom será transferida para o 3º andar do prédio-sede, Palácio Luís Eduardo Magalhães, em um novo ambiente fruto do rearranjo de espaços da União dos Vereadores da Bahia (UVB-BA), da União dos Vice-prefeitos da Bahia (UVPB) e da Associação dos Ex-deputados da Bahia, que contarão com uma sala de reunião para atender às três instituições.
No prédio-sede, serão feitas alterações na sala de licitação e intervenções nas áreas da guarda-civil e assistência militar, aproximando-as da futura central de inteligência. “Essa sala possibilitará um avanço muito grande de segurança para a Casa e também para quem vem à Casa. Com a implantação do SAC, o fluxo de pessoas, que hoje é de 1.200 por dia, tende a aumentar”, detalhou Djalma.
No edifício anexo Senador Jutahy Magalhães, serão revisadas instalações hidrossanitárias e forros dos banheiros masculinos, telhados e calhas, além da troca de pisos em 12 banheiros e impermeabilização da fachada interna. Já nos prédios Deputado Nelson David Ribeiro e Deputado Wilson Lins, do complexo Barbosa Romeu, estão previstos reparos no telhado, impermeabilização da recepção, troca de iluminação, pintura das fachadas, reforma do corpo da guarda, sanitários do térreo e do salão da Associação dos Servidores da ALBA (Assalba). Uma licitação à parte trata da climatização desses prédios.
Outras intervenções incluem impermeabilização da cobertura, revisão da drenagem das varandas, manutenção da escultura da pirâmide, troca de luminárias, fechamento de forros, impermeabilização de reservatórios, colocação de letreiros de identificação e substituição de guarda-corpo em escadas. Na área externa, haverá demarcação de vagas de estacionamento.
Durante o recesso parlamentar de julho, o Departamento de Serviços Auxiliares (DSA) promoveu reformas no Plenário, com instalação de painéis ripados acústicos, recuperação de pontos danificados em obras de arte, nova iluminação, restauração do piso e papel de parede na sala do cafezinho. As salas das comissões temáticas receberam nova iluminação, reparos elétricos e de rede, recuperação das bancadas e reposicionamento das TVs, além de mais de 100 pontos de carregamento de celulares.
No Salão Nobre, foram substituídos carpete e cortinas, instaladas películas de controle solar, papéis de parede e refeito o paisagismo, com reinauguração da galeria das ex-deputadas. No Auditório Jornalista Jorge Calmon, resolveram-se vazamentos, aplicou-se papel de parede e reorganizou-se o acesso. Está prevista ainda a troca de carpete no Plenarinho e no auditório.
Quanto à manutenção, o gerente do DSA, Rafael Brito, afirma que a presidente tem exigido “uma casa humanizada, limpa, com mudanças que sejam realmente a cara da administração dela”. A jardinagem, limpeza e manutenção de equipamentos foram reforçadas, com nova empresa fornecedora de materiais de melhor qualidade. Segundo o coordenador de manutenção, Gustavo Duran, um estudo redefiniu a escala de limpeza, aumentando a frequência para cada 30 minutos nos banheiros mais movimentados.