A Câmara Municipal de Salvador concederá a Comenda Maria Quitéria à doutora Carla Akotirene, pesquisadora de antirracismo e feminismos negros. A sessão solene, aberta ao público, está marcada para o dia 24 de setembro, às 18h, no Plenário Cosme de Farias, e será presidida pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), autor da proposta e fundador do Instituto Cultural Steve Biko.
“Foi na Biko que Carla moldou sua formação e, agora, será reconhecida por sua trajetória de excelência acadêmica e militância. É uma das mais brilhantes intelectuais da atualidade. Logo, essa homenagem é um reconhecimento justo a uma figura pública com suas qualificações”, afirmou Sílvio, ressaltando o significado especial da honraria.
Carla Akotirene é doutora em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e autora de obras de referência como “O que é interseccionalidade?” e “É fragrante fojado dôtor vossa excelência”. Ela também é idealizadora do Opará Saberes, curso voltado para a preparação de candidaturas negras à pós-graduação, contribuindo para ampliar o acesso ao meio acadêmico e promover maior equidade.
Para o vereador, o trabalho da pesquisadora é um marco nos estudos sobre gênero, feminismo negro, racismo estrutural e interseccionalidade, com impacto direto na transformação social.
A Comenda Maria Quitéria é uma das principais honrarias concedidas pela Câmara de Salvador, destinada a mulheres que se destacam em atividades relevantes para a capital baiana ou para o Estado da Bahia.