Filme ‘O Agente Secreto’ é ovacionado na abertura do Festival de Brasília

Filme ‘O Agente Secreto’ é ovacionado na abertura do Festival de Brasília

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Kebec Nogueira / Metrópoles / Reprodução

Publicado em 13/09/2025 às 10:48 / Leia em 3 minutos

Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado pelo ator baiano Wagner Moura, o filme “O Agente Secreto” foi ovacionado durante a abertura do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em seu discurso na sessão de exibição do longa, o cineasta mencionou que, inicialmente, acreditava estar criando uma obra de época, mas percebeu que a narrativa refletia os últimos 10 anos do Brasil.

“Quando eu comecei escreveu O Agente Secreto, eu achava que eu estava escrevendo um filme de época. O filme se passa em 1977, no Recife. Mas eu fui, aos poucos, entendendo que esse filme de época, na verdade, é sobre o Brasil dos últimos 10 anos”, afirmou.

O festival, que se estenderá até o dia 20 de setembro, promete uma programação diversificada, destacando a relevância do cinema nacional em um momento de intensas transformações políticas. Sob o comando dos atores Fabrício Boliveira e Luiza Garonce, a noite de abertura também contou com homenagens a importante personalidades do cinema, incluindo a cineasta Lúcia Murat, que foi presa durante a ditadura militar, e o crítico Jean-Claude Bernardet

“O Agente Secreto”

Despontando como uma das grandes apostas do Brasil para o Oscar 2026, “O Agente Secreto” chega às telonas de todo o Brasil em 6 de novembro. Antes disso, o filme passará pelos principais festivais de cinema do país. A agenda inclui passagens pelo Olhar do Norte, em Manaus (16/09), o Maranhão na Tela (18/09), o CineBH (23/09), o Cine Ceará (24/09) e o Festival do Rio, em data ainda a ser confirmada.

Em recente entrevista ao portal Leo Dias, Wagner Moura não escondeu sua satisfação em protagonizar o filme, que lhe rendeu o inédito e histórico prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes. “Cannes foi incrível. Foi uma coisa linda para todos nós. Eu ganhei um prêmio, Kleber ganhou também, e isso é uma coisa muito rara, eles darem dois prêmios para um filme só. Foi o prêmio mais importante que eu já ganhei”, declarou.

Durante o bate-papo, Wagner também adiantou o que o público pode esperar da obra. “Não é um 007, não é. Mas é um filme de Kleber Mendonça Filho”, brincou o ator, exaltando o trabalho do diretor. “O que o público pode esperar é todo o arrojo cinematográfico, beleza, profundidade e humanidade de personagens, que são características do trabalho de Kleber (…) É um filme sobre a verdade e a importância da verdade. Às vezes a gente tem medo da verdade, mas a gente precisa lidar com ela e com as consequências dela”, acrescentou.

Enquanto promove o novo longa no circuito nacional e internacional, Moura também prepara seu retorno aos palcos brasileiros. Em Salvador, já começaram a ser montadas as estruturas para o espetáculo “Um Julgamento – Depois de Um Inimigo do Povo”, que ficará em cartaz entre os dias 3 e 12 de outubro, no Trapiche Barnabé, no Comércio.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia