A Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico, ficou lotada na manhã deste sábado (13) para um momento especial: a ordenação do primeiro bispo negro nascido na capital baiana. Monsenhor Gabriel dos Santos Filho recebeu a Ordenação Episcopal pelas mãos do Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.
Para acolher todos os fiéis, a organização preparou uma estrutura especial: além da nave principal, que comporta 600 pessoas, a sacristia recebeu 300 cadeiras e a área externa da Basílica foi interditada, onde serão dispostas outras 400 cadeiras.

Cerimônia de Ordenação Episcopal. Foto: Reprodução/Instagram
Durante a cerimônia, ele se emocionou ao receber os cumprimentos de outros membros da igreja. Após o momento de emoção, ele saiu abençoado os fieis que acompanhavam a cerimônia.
Ele destacou a importância do momento para a sua vida, ao citar o versículo da Bíblia (Lucas 12:48) que diz que a responsabilidade é proporcional à confiança recebida. “Se Jesus nos confia uma graça, é para que esta seja aplicada no concreto da nossa vida e missão. […] Ofício que foi a mim confiado para ser exercido em profunda comunhão com o pastor maior desta arquidiocese”, disse, durante a ordenação.

Cerimônia de Ordenação Episcopal. Foto: Reprodução/Instagram
Autoridades também acompanharam a cerimônia, como o prefeito Bruno Reis, que destacou a importância do momento histórico. “Tive a honra de participar da Ordenação Episcopal de Monsenhor Gabriel dos Santos Filho, na Catedral Basílica De Salvador. O primeiro bispo negro nascido em nossa cidade, um marco de fé, esperança e representatividade. Que sua caminhada seja abençoada e inspiradora para todos nós!”, escreveu, ao compartilhar fotos do momento no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Monsenhor Gabriel foi gerado e formado nesta Igreja Particular, onde ao longo de sua trajetória pastoral desempenhou diversas missões e serviços. Nomeado bispo pelo Papa Leão XIV, tem o lema episcopal inspirado no Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7,37), expressão de sua entrega ao serviço de Deus e à Igreja.
Ver essa foto no Instagram